Ensino Fundamental


Balas Vulcânicas
No dia 22 de março fizemos uma experiência onde queríamos ver o magma virando lava e a lava virando rocha. O magma é rocha derretida que fica embaixo da terra, quando tem um vulcão que entra em erupção o magma sai pela cratera e vira lava, quando a lava entra em contato com o ar (oxigênio) ela vira rocha.
Para realizar essa experiência nós utilizamos açúcar, água, fogão de acampamento, gás pequeno, panela e uma forma. A professora Mariangela colocou o açúcar na panela e ligou o fogão, o açúcar começou a derreter e ficou parecido com a lava de vulcão, passamos o açúcar derretido para a forma e ficou duro como uma rocha (virou bala). Depois a professora quebrou a placa de açúcar e nós comemos as balas. Alguns não gostaram do sabor da bala.
Assim pudemos imaginar o que acontece com a lava quando ela sai do vulcão.
3º ano e profª: Mariangela da Silva.



Equipe de filmagem da Uniasselvi na nossa Escola

NO DIA 27 DE OUTUBRO, PERCEBEMOS QUE FORA DA NOSSA SALA HAVIA ALGUMAS PESSOAS FILMANDO E FAZENDO ENTREVISTAS COM ALGUMAS PROFESSORAS. COMO FICAMOS CURIOSOS EM SABER O QUE ESTAVAM FAZENDO, RESOLVEMOS FAZER ALGUMAS PERGUNTAS À PROFESSORA META.

Jornalistas – Professora Meta, quem são as pessoas que estavam na escola?

Profe Meta - As pessoas que estavam na nossa escola eram: uma equipe de filmagem da Uniasselvi, de Indaial e a professora universitária Brigitte K. Jung, também da Uniasselvi de Indaial.

Jornalista- Por que elas estavam filmando na escola?

Profe Meta - A professora Brigitte escreve apostilas de estudo para um curso de graduação, um curso que vários professores fazem na faculdade. Ela escreveu sobre como os alunos aprendem a ler e escrever. Foram filmagens dos nossos alunos do segundo ano escrevendo ou lendo e ela escolheu a nossa escola porque já a conhecia.

Jornalistas – E as entrevistas com as profes, pra que elas vão usar?

Profe Meta - As entrevistas das professoras também foram gravadas no DVD e servem para explicar como elas trabalham em sala de aula com os alunos.

Jornalistas – Nossa escola vai sair na televisão?

Profe Meta - Não. As filmagem são só do DVD que faz parte da apostila. Assim, quem assiste ao DVD vai entender melhor o que leu na apostila. Só recebe quem faz o curso de pós graduação na UNIASSELVI. Os alunos do curso moram espalhados pelo Brasil (é um curso à distância, dá para fazer por internet), então o DVD com as filmagens vai para vários lugares. (Mas, quem sabe, alguém decide apresentar numa TV lá no Amazonas, não?)

Jornalistas – Eles foram em outras escolas?

Profe Meta - É. Eles também foram em outras escolas. Não sei quantas e quais. Uma delas foi a primeira escola de Blumenau – bem antiga.

JORNALISTAS MIRINS – JOÃO CÉSAR E LEANDRO (4º ANO)





ENSINO RELIGIOSO NO CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

       O ensino religioso é trabalhado de uma forma dinâmica e contextualizada. Vivemos numa sociedade onde o TER se destaca mais que o SER. Nossa  instituição prima os valores da verdade, perdão e solidariedade. Esse jeito de olhar para a educação priorizando a prática. Esse modo de olhar exige atenção e presença. Atenção que, segundo Simone Weil, é a mais alta forma de generosidade. Atenção que envolve sintonia consigo mesmo, com o grupo. Concentração do olhar inclui escuta de silêncios e ruídos na comunicação. O ver e o escutar fazem parte do  processo da construção dos princípios religiosos. Precisamos nos educar para ouvir o que o outro fala, e não apenas para o que gostaríamos de ouvir.
Ver e ouvir demanda uma entrega ao outro, uma sintonia com o rítmo do outro, do grupo, em harmonia, ao nosso.
Prezados leitores, uma sugestão: Adquiram o livro “EDUCADOR” (Madalena Freire).
Leiam, reflitam e tentem vivenciar no cotidiano educacional.
Ir. Aurora Tenfen
Professora de Ensino Religioso




    “SER VOLUNTÁRIO NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA”

    Segundo a definição das Nações Unidas:
    “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e a seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”
    Na nossa escola temos uma pessoa muito especial fazendo voluntariado, que vem toda quinta-feira socializar seus conhecimentos em informática com nossos alunos. Leia, a seguir, o depoimento de algumas alunas do 3º ano matutino:
   “As aulas de informática são com o professor Nivaldo e nós aprendemos a desenhar e salvar as atividades. Nós aprendemos a ir no site mapa. Queremos aprender a tirar o vírus do computador, e também queremos aprender muito mais coisas”. ( Andrielle, Camila, Pâmella e Taynara)





 Visita a Uniasselvi
Nós do 4º ano do C. E. Nossa Senhora de Fátima visitamos a Uniasselvi de Blumenau na sala de Anatomia, no dia 30/6/11. Nosso tema é Monstros e caveiras e a professora falou sobre o esqueleto, o coração e o pulmão, e surgiu a idéia de irmos à Uniasselvi. Descobrimos muitas coisas interessantes sobre o corpo humano. Vimos os ossos de um esqueleto e aprendemos os nomes deles. Uma colega da sala teve a idéia de montarmos
um esqueleto humano, ela ficou deitada do lado e fomos montando, cada um de nós pegou um osso e se sabíamos o nome dele nós falávamos e fomos montando, conseguimos montá-lo e tiramos muitas fotos com ele de boné, óculos, cachecol, foi muito legal e divertido.
Depois fomos ver os vermes que podem existir em nosso corpo, e no corpo de outros animais como o do cachorro. Observamos algumas coisas no microscópio, um pedaço do coração de uma pessoa, um músculo e a letra A, vimos também o que os alunos da faculdade tinham estudado.
(Ayná Moraes Simas e Leonardo Kruscinski – 4º ano matutino).




“Como é dentro do peixe?”

Este foi um dos questionamentos que surgiu no projeto “Animais do Fundo do Mar”, do 2º ano matutino do C.E. Nossa Senhora de Fátima. Buscamos encontrar a resposta deste questionamento no dia em que o nosso colega Eduardo Batista, trouxe para a sala de aula um peixe Tainha. Claro que ele já estava morto e assim sendo, pedimos ajuda para a coordenadora da nossa escola para abri-lo e ver o que tem dentro dele. 
Enquanto a coordenadora abria o peixe, nós ficávamos ansiosos para ver as partes do corpo dele, foi incrível! Ficamos admirados e pudemos ver, tocar e sentir os órgãos daquele peixe. Que sensação! Depois disso, resolvemos comer o peixe e decidimos criar uma receita para deliciar esta carne muito saborosa e saudável. Primeiro escrevemos a receita, com os seus ingredientes e o modo de preparo, em seguida colocamos em prática. A nossa tainha assada ficou muito gostosa! 

Professora Vanessa e turma do 2º ano matutino.




Chá de Ideias

    O Chá de Ideias é um evento promovido mensalmente no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima e tem como objetivo a integração da escola com a família. Os temas são escolhidos pelos pais, participantes. O último ocorreu no dia 29/06/2011 e teve como tema “Limites na educação dos filhos”. A palestrante foi Marisa de S.Thiago Rosa, psicóloga e professora do Curso de Psicologia da FURB, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade.
    A psicóloga Marisa levantou as principais dificuldades dos pais quanto aos limites na educação dos filhos – dificuldades quanto às birras infantis, quanto as tarefas da escola, controle das horas e conteúdos de TV e computador, hora do banho, etc.
     Falou-nos sobre a personalidade, que ela é constituída a partir do momento em que a criança vem ao mundo, nas relações humanas e que pela verificação da ciência moderna da Psicologia não é dada geneticamente e que ela pode ser alterada (daí o trabalho da psicoterapia). Então qualquer situação que ocorra em termos de personalidade com uma criança, vai estar diretamente ligada com esse tecido sociológico, que é o tecido de relações na qual está inserida.
     Mostrou-nos a diferença entre os “limites por fora” e “limites por dentro”, onde os últimos são aqueles que realmente fazem a diferença para a educação de nossas crianças. Os limites por fora são aqueles comandos, dados apenas para a criança aprender a se comportar – geralmente não entende, nem como, nem porque ,deve agir daquele modo. Os limites por dentro, por outro lado, são aqueles onde eles aprendem a função de agir de determinada maneira, sempre pela mediação do adulto, até que se tornem sujeitos autônomos. Esses vão permitir que, mesmo os pais não estando por perto, a criança “tenha os pais presentes na ausência” – ela os leva consigo, seus ensinamentos, suas posturas, suas crenças. Assim a criança aprende como deve agir e porque esses limites de ser, lhe foram ensinados. 

Pais jornalistas: Donald Gessner, Evanir da Silva e Jackie E. Krahn Voigt.




Inspirados pelo Tema Golfinhos

O primeiro ano matutino está estudando golfinhos. A aluna Malu, ajudada pelos demais colegas, escreveu uma paródia de uma música conhecida. Se dá para cantar? Não sei... Mas a letra ficou uma graça. Parabéns para a Malu e seus colegas!

PARÓDIA DO GOLFINHO

O GOLFINHO TÁ LÁ NA PRAIA
FAZENDO CAMBALHOTA
PARA A MÃEZINHA
POTI, POTI,
CAUDA LEGAL
O CORPO BEM MACIO, CIO, CIO.

Autoria: Malu e seus colegas.




CONHECENDO UMA GRUTA

Nós do 4º ano do C. E. Nossa Senhora de Fátima estamos estudando Pedras, por isso, no dia 17/03/11 fizemos um passeio para as Grutas de Botuverá. Entramos na gruta e visitamos três salões, o Salão dos Órgãos que é o primeiro, o Salão das Geleiras é o segundo e o Salão da Catedral, tem muitos outros salões, mas não dá para chegar até o final, é preciso 5h para explorar tudo, isso só entre adultos.
No Salão dos Órgãos o guia apagou as luzes, para vermos como era quando a descobriram, ficou muito escuro, não dava nem para ver os colegas do lado. A gruta foi descoberta em 1996, por cachorros de caçadores que encontraram a pequena entrada e foram até lá para olhar, somente com as luzes de alguns lampiões.
A base da gruta é de calcário e as formações rochosas crescem 1 centímetro a cada 100 anos. Nós estávamos a 180 metros abaixo da terra dentro da caverna. Descobrimos que quando uma estalactite (formação do teto) e estalagmite (formação do chão) se encontram formam uma Coluna, na gruta tem 3 colunas formadas.
No parque tem ainda uma trilha, por onde passeamos e fomos até a cachoeira e vimos dois “camaleões”. Fizemos piquenique e tomamos banho no ribeirão, tinha duas pontes pênseis para passar de um lado ao outro, a água do ribeirão era transparente, muito linda, mas estava bem gelada. Adoramos esse passeio, foi muito legal. Valeu a viagem!
(texto coletivo 4º ano, profª Mariangela e profª aux. Tania).




ALUNOS DO 5º ANO VISITAM O PARQUE BETO CARRERO WORLD

No dia 12 de maio, os alunos do 5º ano do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, fizeram uma viagem de estudos e lazer ao Parque Beto Carrero World, no município de Penha.  Eles queriam saber como são feitos os filmes de terror e assombrações e em alguns shows foi possível ver alguns efeitos especiais. Também brincaram e se divertiram muito nos brinquedos, principalmente por não enfrentarem filas. 
Foi um dia de aprendizagem, diversão e amizade.  
(Jornalista Mirim: Antonio de Sousa Lima Jr.)




VISITA AO CEMITÉRIO

  Para complementar o estudo sobre tema Assombrações, os alunos do 5º ano do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, visitaram o Cemitério Central e o Cemitério do Imigrante.
No Cemitério Central havia muitas sepulturas limpas e cuidadas. Claro que também há casos de abandono, porém no Cemitério do Imigrante foi muito diferente, não estava conservado. O mato escondia as sepulturas e os alunos  ficaram muito tristes por não poderem fazer sua pesquisa e por saber que ninguém cuida das sepulturas daqueles que fizeram a história do município.
Um homem que trabalha ao lado do cemitério, disse que não deveriam entrar lá, pois já foram vistas cobras e aranhas e poderiam ser picados.
         No Cemitério do Imigrante deu para visualizar duas sepulturas bem antigas e também descobriram que os avós de uma aluna da turma estão sepultados nele.
         Com as informações coletadas no Cemitério Central, foram feitos cálculos para descobrir a idade das pessoas ali enterradas e há quanto tempo isso aconteceu. 
(Jornalista Mirim: João Pedro R. Krause)