Educação Infantil


EM BUSCA DO CONHECIMENTO
  
   A turma do jardim III tem como tema de estudo "PENAS".
            O que levou a escolha deste tema foi a curiosidade dos alunos, a princípio motivado por um grupo da turma, posteriormente trazido para a sala de aula.
            Tendo como um dos principais objetivos da Educação Infantil o de atender as necessidades e interesses das crianças, proporcionamos atividades e experiências que facilitam a aprendizagem, a criatividade e a participação dos alunos no processo educativo.
            E este relato tem como objetivo de reportar uma experiência na qual a professora e alunos construíram um conhecimento coletivamente, onde observaram os objetos que flutuam e não flutuam incluindo a pena.
            Terminada a experiência, os alunos realizaram uma atividade, representando através do desenho o que observaram na prática.
            Quando as crianças trabalham com prazer para desenvolver uma pesquisa, ou experiências, elas compreendem rapidamente quais são as atividades motivadoras e as que existem apenas em função da escola. 
             “Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho e decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará. Dai liberdade de escolher, e o trabalho se realizará então num clima muito mais favorável”. (CELESTIN FREINET)

PROFESSORAS: ANDREIA BITTENCOURT E NAIR R.B. CAMILOTTI.




Projeto Sacola literária


            Ao chegar ao berçário numa sexta-feira para pegar minha filha de 6 meses e 17 dias, a professora me entregou uma tarefa para o final de semana.  Uma sacola com livros para bebês. Em casa planejamos o momento de saborear essas lindas histórias.
            Esse momento foi um encanto. A bebê adorou, ficou atenta nas imagens brilhantes e se expressou movimentando  braços e pés.
            É muito importante nós pais, reservarmos alguns momentos do dia para fazermos uma leitura para nossos filhos. Esse incentivo da família traz muitos benefícios, além de ser um cuidado afetivo permite que juntos possam se divertir e viajar no mundo imaginário.
            Parabenizo coordenação e professoras pela proposta. Percebi nos relatos que todos os pais gostaram muito dessa experiência. Faz-nos lembrar que devemos proporcionar esses momentos diariamente.

Simone M. S. Gallon, mãe da Rafaela