Passeio a Supremo
Os Alunos
do 5º e 6º ano do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima tiveram o prazer
de conhecer a fábrica Supremo Cimentos - eles foram acompanhados pelas
professoras Jackie e Milene.
Os alunos
foram no dia 5 de junho 2012 e ao chegar na empresa as biólogas Michele e Karina e a
assistente social Águida, explicaram sobre a fábrica e educação
ambiental.
Aprendemos cada
etapa de como é feito o cimento.
Após a
explicação sobre a política ambiental nós fizemos a primeira dinâmica: encher os balões e cada um equilibrar o seu
balão, enquanto isso alguns vão saindo e deixam seus balões para os colegas
equilibrarem. Com essa dinâmica aprendemos que fica difícil cuidar do planeta
sozinhos, que todos precisam cuidar para termos um mundo melhor.
Depois elas nos levaram para a trilha ecológica, explicaram
sobre o Bugio e deixamos a nossa pegada plantando uma pitangueira.
Voltamos para o auditório e fizemos um lanche especial.
Depois do lanche nós fizemos a segunda dinâmica da floresta
e animais, onde ficávamos de costas um para o outro e quando virávamos fazíamos
um sinal de água, abrigo ou comida e os animais procuravam se encaixar naquilo
que também tinham escolhido anteriormente. Alguns animais morreram, pois quando
precisavam de água, abrigo ou comida nem sempre encontravam. Com isso
aprendemos que quando não cuidamos da natureza ela fica ameaçada.
Seguem abaixo alguns depoimentos de alunos:
Ayná: "Foi muito legal aprender como se faz cimento e achei
interessante a trilha ecológica."
Mateus: "Achei muito legal, pois não sabia como era feito o
cimento, mas agora sei."
Antônio: "Achei divertido, legal e interessante."
Dhiogo: "Eu gostei de ir na fábrica Supremo porque eu nunca
tinha ido; gostei de saber como se faz o cimento."
Gabrielle Marie: "Achei legal e aprendi muitas coisas."
Rafaela: "Achei muito legal."
Raíssa: "Achei muito interessante como se faz o cimento e
muito legal a trilha ecológica."
Queremos agradecer em especial a Empresa Supremo pelo
convite e as queridas Águida, Michele e Karina pela atenção...
“O meio ambiente que vivemos é reflexo do que somos e do que
vivemos”
Visita ilustre!
Esteve em nossa escola, Centro
Educacional Nossa Senhora de Fátima, na tarde de terça-feira, 29 de maio, o
senhor José Nilton, ciclista que viaja o Brasil desde 16 de junho de 2009. Ele
iniciou a viagem no dia do seu aniversário de 54 anos. Saiu do meio do Brasil,
da cidade de Palmas, Tocantins. Sua esposa chama-se Dona Tina e sua família
trabalha com roupas para ciclistas. Ele trabalhou como metalúrgico, é do norte
do país, tem filhos e netos. Pedalou 50. 000 quilômetros e percorreu 25
estados. Está viajando há 2 anos, 3 meses e 11 dias. “Toda a viagem está
documentada, com datas e assinaturas”, diz. Para chegar até a nossa escola, José
Nilton passou por reservas indígenas, recebeu treinamento do Exército para
lidar com os mosquitos e onças. Recebeu cartas lindas de todas as comunidades
onde passou. Conosco não foi diferente! Gostamos muito de conhecer o Sr. José,
de poder participar “um pouquinho” da sua aventura, admiramos seus
conhecimentos e sua determinação. “Com coragem e fé eu peguei minha bicicleta e
continuei meu caminho e continuarei até o fim”, diz. De acordo com o ciclista,
a viagem terminará em Chuí, município brasileiro do estado do Rio Grande do
Sul.
Colaborações: Rafaela Mello
Cardamoni – 5º ano
Gabriele Marie da Cruz – 5º ano.
ATLETA DO FUTURO
No dia 20 de fevereiro recomeçaram as
atividades do Programa Atleta do Futuro (PAF). Uma parceria entre SESI, NETZSCH do Brasil e Centro
Educacional Nossa Senhora de Fátima, porém aberto para a comunidade escolar de
Pomerode.
Estas atividades esportivas são oferecidas no período oposto ao
horário escolar (Integral), para crianças de 6 a 11 anos. Atualmente temos 110
crianças matriculadas no período integral, das quais 90 participam do PAF ou seja 82% das crianças
participam do programa. Se o seu filho ainda não participa deste programa, estamos
em tempo de matriculas, e isto é válido para crianças de qualquer escola do
centro da cidade de Pomerode.
O programa
oferece a prática de várias modalidades esportivas como ginástica olímpica,
atletismo, tênis de mesa, judô, xadrez e esportes coletivos. Além disso, como
em todas as atividades do Colégio Nossa Senhora de Fátima, dentro de cada
atividade os professores ainda desenvolvem os valores no esporte trabalhando
temas como ética, superação, respeito, saúde e autoestima. Infelizmente conceitos esquecidos em muitos lugares da sociedade
moderna.
O que realmente motivou a inscrição da minha filha foram as
práticas esportivas não voltadas apenas para o conceito da competição, mas sim,
à pratica esportiva voltada para a participação e o desenvolvimento da
moralidade das crianças. Pois devemos sempre lembrar, que até mesmo os
mais pequenos necessitam fazer
exercícios em que se divertem.
Desta forma, podemos perceber melhora na autoestima,
e a perda de algumas inseguranças que possam existir em cada criança. O esporte, na dose certa, não
só é bom para a saúde física das nossas
crianças, como também para a saúde e desenvolvimento mental delas. Não deixe seu filho de fora. Participe vamos
tentar inscrever 100% das crianças neste programa!
Donald Gessner (Pai de aluna)
O FILHOTE
TUDO COMEÇOU QUANDO UMA MAMÃE PASSARINHO RESOLVEU FAZER UM NINHO NO PÉ DE PITANGA DA NOSSA ESCOLA.
E AGORA, O QUE FAZER?
NÓS, ALUNOS DO INTEGRAL, FIZEMOS UMA RODA PARA COMBINARMOS O QUE FAZER, POIS O PÉ DE PITANGA ERA O BRINQUEDO MAIS CONCORRIDO NAS NOSSAS BRINCADEIRAS.
A RODA FOI MUITO LEGAL, POIS TODOS TINHAM IDEIAS GENIAIS. DEPOIS DE OUVIR A TODOS, FICOU COMBINADO:
- ESPERAR O FILHOTE NASCER E SOMENTE DEPOIS QUE ELE SAIR DO NINHO PODEREMOS NOVAMENTE SUBIR NA ÁRVORE, BALANÇAR NOS GALHOS E NO BALANÇO.
- SEMPRE AJUDAR OS NOSSOS AMIGOS A RELEMBRAR OS COMBINADOS.
- CUIDAR PARA QUE NINGUÉM JOGUE OBJETOS OU PEDRAS NO NINHO.
DEPOIS, REGISTRAMOS OS COMBINADOS NUM PAPEL COM DESENHO, COLOCAMOS DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO PARA NÃO MOLHAR E AMARRAMOS NO PÉ DE PITANGA.
ALGUNS DEPOIMENTOS DAS CRIANÇAS:
“FOI BEM LEGAL, PORQUE TODOS CONCORDARAM” - Luana Caroline.
“APRENDI QUE PRECISAMOS RESPEITAR OS ANIMAIS” - Gustavo Andreatta.
“APRENDI A TER PACIÊNCIA” - Luana Haskel
“APRENDEMOS QUE MESMO SENDO DIFERENTES, NESSE MOMENTO, TODOS SOMOS IGUAIS, É UM RESPEITO UNÂNIME” - Pamella, Camila e Mayara.
COM ISSO APRENDEMOS COMO É IMPORTANTE O DIÁLOGO, ESSA TROCA DE IDEIAS E ACIMA DE TUDO, COMO É BOM COLHER OS RESULTADOS. O DIÁLOGO É A BASE DE TUDO. AH! É IMPORTANTE DIZER QUE NENHUMA CRIANÇA DESRESPEITOU OS COMBINADOS E ESTÃO ANSIOSOS ESPERANDO O VOÔ DO PEQUENO FILHOTE.
Alunos do integral e Jackie Emanuelle - Prof. do Integral – C. E. Nossa Senhora de Fátima.
PROJETO EMPREENDEDORISMO NO INTEGRAL
No início de junho deste ano, iniciamos no C.E.Nossa Senhora de Fátima, o projeto Empreendedorismo no integral, que visa a autonomia, criatividade e visão empreendedora dos participantes. Nosso primeiro trabalho foi o BAZAR, onde as crianças que estavam no período alternativo ao da escola, atuavam com muito empenho...Convidavam as pessoas para olharem os produtos e com muita simpatia(algo essencial para um bom vendedor), conseguiram arrecadar um montante significativo para o projeto de construção da tão sonhada CAIXA DE AREIA no ensino fundamental.
Com o dinheiro arrecadado no projeto conseguimos comprar a madeira necessária, sendo que recebemos doações de areia, telhas, cimento, tijolos, e também a mão de obra.
Leia os depoimentos:
“Eu aprendi a dar valor ao dinheiro, pois antes queria comprar tudo, mas nem sempre dá.” Luana C.
“Eu aprendi a contar dinheiro, a ajudar as pessoas. Foi muito legal.” Luana H.
“Muito legal, aprendi a valorizar as coisas.” Andrielle
“Aprendemos a trocar dinheiro, aprendemos a fazer contas e isso nos ajudou na matemática, aprendemos a respeitar nossa mãe, porque nem sempre dá pra comprar tudo o que queremos” Antonio e Dhiogo
As crianças também fizeram o desenho de como queriam a caixa de areia, decidiram em grupo o melhor projeto e depois tiveram a ajuda do engenheiro Julio, onde receberam instruções para medir o espaço e o local apropriado para a execução da mesma e fizeram a escolha dos materiais para a construção.
Você sabe o que é telhado de duas águas? Ou de quatro águas? Pois é, essas crianças agora sabem o que é, e puderam decidir tudo para prosseguir com a execução.
Isso que é empreendedorismo de verdade. E a caixa de areia está sendo um sucesso!
Agradecemos a todos os colaboradores pela ajuda. Professora do Integral – Jackie Emanuelle Krahn e alunos do integral
Decidindo o desenho da caixa de areia
Medindo o espaço