quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR A CRIANÇA DESDE O BERCÁRIO



    Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Pode-se comparar o cérebro de um bebê a um computador novinho, a espera de programas. E assim as janelinhas vão se abrindo e alimentando outras. Basta ver o salto que ocorre entre 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus primeiros passinhos.
      Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação no momento adequado, ou seja, no momento em que a janelinha está aguardando novos comandos.
      É de suma importância o trabalho realizado no berçário. Despertar na criança o interesse por todas as áreas da inteligência de acordo com sua capacidade, desempenho e interesse.
  As atividades desenvolvidas no Berçário buscam “aproveitar” esse período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento.
No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem de um modo muito particular, principalmente pelos mecanismos da repetição, imitação e da exploração, através do brincar.
     O trabalho requer percepção por parte do educador para que o faça nos períodos de interesse de cada criança. Assim as atividades vão sendo mescladas durante todo o dia sem a necessidade de numerar ou quantificar as realizações, e sim de proporcionar qualidade e prazer naquele momento, para “aquela” criança.
    Estimular bebês é acima de tudo acreditar que brincadeira é coisa séria e que isto pode ser feito até com pouco tempo, mas sempre com muita qualidade.
    Afinal é tempo de crescimento…





 Professoras Rafaela e Sawi.

Um comentário: