quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O PERÍODO INTEGRAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL




Quem não se lembra das brincadeiras na casa da Avó ou da Oma, cheias de aventuras, de contato com a natureza, de explorar os materiais mais simples (caixas que se tornam cabanas e escorregadores, tocos de madeira, retalhos de pano para vestir as bonecas, casinhas feitas de folhas de palmeira), subir nas árvores, tirar fruta do pé, brincar de pé no chão... É o que estamos procurando oferecer para nossas crianças no contra-turno das aulas.



A equipe, motivada por sempre procurar aprimorar sua prática, está proporcionando mais atividades livres às crianças – criamos os cantos de interesse para os quais elas se dirigem conforme seu tempo e motivação (cantinhos dos livros, da pintura, da massa de modelar, da cabana... Ou simplesmente as brincadeiras inventadas na hora, o contato com a natureza, desafios ao próprio corpo...) – para que possam explorar os espaços e desenvolver-se em plenitude. E as crianças de diferentes idades permanecem juntas, para que possam aprender umas com as outras – os menores sentem-se desafiados pelo maiores e estes, por sua vez, precisam aprender a ter paciência e cuidado com os pequenos.



Sabemos que é através do brincar que a criança vai vivenciando e elaborando tudo que acontece ao seu redor. É no contato com os elementos da natureza, consigo mesma e com os outros que vai compreendendo a si e ao funcionamento do mundo.



No início da tarde há a roda de conversa para combinar como a tarde vai ocorrer e ao final do dia também é feita uma avaliação: o que foi legal, o que se pode melhorar, que amigos não colaboraram com o grupo, como podemos resolver isto... Também todos são incentivados a guardar o material utilizado nas brincadeiras, desenvolvendo a questão da responsabilidade e o zelo com o que é de todos. Tudo isso para que no próximo dia possam ter mais uma tarde especial!







“As crianças não chegam a este mundo para brincar de viver,



para elas, brincar é viver!”



Maria Amélia Pinho Pereira







Equipe da Educação Infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário